Se você trabalha com marketing ou tem uma empresa, já deve ter se perguntado: neuromarketing, o que é?
✨ Resuma este artigo com IA
Cheio de termos científicos e utilizando dados cerebrais para traçar estratégias, o neuromarketing é uma das áreas que tem observado um grande crescimento de investimento.
Neste texto, você descobre o que é neuromarketing, exemplos de ferramentas e por onde começar a estudar a área. Continue a leitura e saiba mais.
Leia também: Growth Hacking: Como Impacta Empresas?
Neuromarketing, o que é?
Sendo registrado pela primeira vez no início dos anos 90 pelo doutor e pesquisador, Gerald Zaltman, o neuromarketing é a união do marketing com a ciência.
Estudando o comportamento do consumidor e quais são os fatores que o influenciam, essa área busca entender a mente da pessoa para planejar melhor as ações de uma empresa.
Assim, o neuromarketing utiliza ferramentas da neurociência, como a análise de exames como a ressonância magnética funcional (fMRI) e o eletroencefalograma (EEG).
Desse modo, busca identificar padrões na atividade cerebral e a conexão deles com diversos estímulos de marketing.
Utilizando os estudos de comportamento do consumidor, o neuromarketing auxilia os profissionais a adaptar as estratégias de marketing para otimizar sua eficácia e aumentar a conversão de leads.
Agora que você já sabe a resposta para a pergunta “neuromarketing, o que é?”, continue a leitura e confira os benefícios que essa área oferece.
Benefícios de Utilizar o Neuromarketing na sua Empresa
Com uma expectativa de 8,89% de crescimento até 2029, o neuromarketing tem se mostrado uma área muito promissora e está chamando cada vez mais a atenção de profissionais da área pelos diversos benefícios que oferece. Confira alguns deles.
Desenvolvimento inteligente
Ao estudar o comportamento do consumidor, o neuromarketing permite que você desenvolva produtos de forma mais inteligente e eficaz.
Com ele, você cria produtos que atendem às reais necessidades do seu cliente, aumentando o número de vendas.
Potencializa resultados
Além de auxiliar no desenvolvimento de produtos, o neuromarketing possibilita que você potencialize os seus resultados ao entender o que influencia o seu cliente a comprar o seu produto e adapte suas estratégias para entregar o que o consumidor busca.
Melhora a experiência do usuário
Entender os seus consumidores profundamente permite que você ofereça uma experiência positiva e personalizada, aumentando a satisfação do cliente e a taxa de conversão.
Para aproveitar os benefícios oferecidos pelo neuromarketing, você precisa conhecer as ferramentas e técnicas utilizadas na área para influenciar o consumidor. Continue a leitura e descubra mais.
Neuromarketing, Exemplos de Ferramentas
Se você pesquisar “neuromarketing exemplos”, vai encontrar diversos cases de empresas famosas, como a Pepsi e a Hyundai, que utilizam ferramentas e estratégias para influenciar a tomada de decisão dos clientes.
Mas, quais são as técnicas utilizadas por essas marcas? Confira abaixo.
Psicologia das cores
As cores possuem um papel importante no comportamento humano e podem influenciar a resposta do consumidor ao seu produto ou serviço.
Por isso, a psicologia das cores é utilizada por diversas empresas que desejam causar um impacto nas pessoas.
Confira o significado de cada cor:
- Azul: confiança e segurança;
- Roxo: inovação e inteligência;
- Vermelho: emoção e paixão;
- Laranja: sentimento agradável e amigável;
- Rosa escuro: alegria e jovialidade;
- Rosa claro: romance e delicadeza;
- Verde: tranquilidade e serenidade;
- Branco: transparência;
- Preto: luxo.
Gatilhos mentais
Uma das principais técnicas utilizadas para influenciar os consumidores são os gatilhos mentais.
Eles permitem que você transmita uma informação que desperte a necessidade de consumo no seu cliente.
Os gatilhos mentais mais utilizados são o da escassez, que desperta o senso de urgência e acaba por acelerar a decisão de compra, e o da exclusividade, que oferece materiais ou produtos exclusivos para um número pequeno de pessoas.
Storytelling
O storytelling, ou a arte de contar histórias, é utilizado no neuromarketing para envolver o seu lead emocionalmente com o seu produto.
Essa técnica tem como objetivo criar uma conexão emocional entre a pessoa e a sua marca, fazendo que a compra seja um processo natural e intuitivo.
Com tantas informações e ferramentas, você pode acabar achando que neuromarketing é, na verdade, um bicho de sete cabeças complicado demais para aprender.
Mas não se apavore antes da hora. No próximo tópico, nós separamos cursos e livros para você dar início aos seus estudos na área.
Por Onde Começar a Aprender Neuromarketing?
Você já sabe o que é e quais são os benefícios do neuromarketing. Agora, está na hora de dar o primeiro passo nos seus estudos para entender mais sobre essa área que não para de crescer. Continue a leitura e confira nossas dicas.
Cursos
Você buscou por “neuromarketing curso” e ficou perdido com tantas opções que existem no mercado?
Com o crescimento dos cursos online, encontrar o ideal para você e suas necessidades pode ser um desafio. Por essa razão, separamos 4 cursos que podem ajudá-lo.
- Descomplica: o curso livre da Descomplica em neuromarketing possui certificado reconhecido pelo MEC e uma carga horária de 30h;
- Sebrae: com 12h de duração e ofertado gratuitamente, o curso do Sebrae tem como objetivo ensinar conceitos e aplicações de estratégias de neuromarketing;
- FIA Business School: o Master em Economia Comportamental, Neurociências e Tomada de Decisão da FIA busca ajudar profissionais a entenderem as necessidades e demandas dos consumidores;
- PUCRS Online: totalmente online, o MBA em Neurociência, Consumo e Marketing da PUCRS conta com professores internacionais e que são referência no mercado;
Livros
Se encontrar o curso ideal já é difícil com uma simples busca no Google, encontrar uma resposta para “neuromarketing livro” já na primeira página parece ser impossível.
Com tantas estratégias disponíveis, uma obra só não vai responder todas as suas perguntas, mas essas daqui vão fornecer uma base forte de conhecimento.
- Storybrand: Crie Mensagens Claras e Atraia a Atenção dos Clientes Para sua Marca – Donald Miller: best-seller do New York Times, o livro de Donald Miller é um guia de uso da sua metodologia de storytelling que já ajudou diversas marcas a alcançarem o sucesso;
- Neuromarketing: como a neurociência aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influência sobre os consumidores – Darren Bridger: com uma abordagem prática e didática, Bridger compilou insights e dados das mais recentes pesquisas em neurociência em um guia prático sobre como utilizar o neuromarketing;
- Rápido e devagar: Duas formas de pensar – Daniel Kahneman: ganhador do prêmio Nobel de Economia, o autor explica as duas formas do pensamento humano e oferece insights sobre como tomamos decisões;
- A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão – Eva Heller: uma das referências quando falamos da influência das cores em nossas vidas, o livro “A Psicologia das Cores” aborda assuntos que vão de ditados populares até a manipulação de pessoas.
Você já pode perceber que o neuromarketing é um assunto complexo e uma área em pleno desenvolvimento, podendo se tornar um desafio para quem não está familiarizado com o assunto.
Por isso, contar com uma equipe de especialistas em marketing, como a Cluster, é fundamental para garantir o sucesso das suas ações. Continue a leitura para conhecer o nosso trabalho.
Conheça a Cluster e Impulsione o Seu Negócio
Durante a leitura deste artigo, você pôde responder a perguntas como “neuromarketing o que é?”, assim como encontrou exemplos de técnicas, cursos e livros que vão ajudá-lo na sua jornada de aprendizado.
Para garantir todos os benefícios do neuromarketing e de outras estratégias de marketing, você pode contar com a Cluster.
Nossa equipe está preparada e disponível para traçar a melhor estratégia para o seu negócio. Clique aqui e converse com a gente hoje mesmo.


