O conceito de marketing digital pode lembrar um vasto oceano que parece não ter fim. São tantos nomes e técnicas diferentes, que você passa acreditar ser impossível compreender essa estratégia. Mas e se a gente disser que não precisa ser assim?
✨ Resuma este artigo com IA
Nós acreditamos que o marketing digital não precisa ser complexo. Portanto, separamos, neste artigo, todas as informações que você precisa para entender o conceito e as vantagens que essa estratégia pode trazer para o seu negócio. Continue a leitura e confira.
Leia também: O Que É Tráfego Orgânico no Marketing Digital?
O que é Marketing Digital?
O Marketing Digital é um conjunto de estratégias que buscam promover serviços e produtos nas mídias digitais. Ele envolve outros métodos já conhecidos, como o inbound marketing, o marketing de conteúdo e o e-mail marketing.
Para atingir os seus objetivos, o marketing digital aplica estratégias de cross channel, ou seja, uma estratégia multicanal, para segmentar o seu público com precisão e alcançar mais pessoas.
Parece complicado, não é mesmo? Não se preocupe, pois vamos explicar esses termos e estratégias em seguida. Porém, antes disso, continue a leitura e conheça a história do marketing digital.
A História do Marketing Digital
Nós podemos traçar as origens do marketing digital até o ano de 1896 com o físico italiano Guglielmo Marconi, o inventor do rádio e a primeira pessoa a fazer uma transmissão pública sem fio do mundo.
Mas vamos avançar um pouco e pular para quase 100 anos depois de Marconi ter feito a sua transmissão. Em 1990, quando os computadores e a internet chegam à casa das pessoas, as primeiras campanhas de marketing digital também acontecem.
Bem diferente do que vemos hoje em dia, essas campanhas eram bem simples e, geralmente, unilaterais. Elas utilizavam estratégias de e-mail marketing para alcançar o público e divulgar os serviços ou produtos de diversas empresas.
Com o avanço da tecnologia e o surgimento das redes sociais, novas maneiras de relacionamento passaram a surgir e o marketing digital se adaptou a essas mudanças. A partir dos anos 2000, com a popularização do Google, os clientes passaram a buscar serviços e ir até as empresas, ao contrário do que era visto anteriormente.
Ao longo dessa evolução, o marketing digital começa a ter o seu funcionamento definido por planejamentos claros, feitos para alcançar objetivos definidos, e surgem alguns conceitos-chave que acompanham a estratégia até hoje. Continue a leitura e conheça esses termos.
Alguns Conceitos-chave de Marketing Digital
Ao começar a sua jornada pelo mundo do marketing digital, você vai se deparar constantemente com alguns termos e conceitos que podem parecer complexos. Pensando nisso, nós separamos os 5 conceitos-chave que você precisa conhecer,
Persona
Se o marketing tradicional tem um público-alvo, o marketing digital trabalha com o conceito de persona para representar o seu comprador ideal. Ela é baseada em dados reais dos seus clientes, como as características demográficas, gostos, gênero e idade, assim como nos desejos e preocupações dessa pessoa.
Com as personas definidas e mapeadas, o planejamento de marketing digital produz conteúdos específicos para alcançar esse público com o objetivo de aumentar a taxa de conversão e fidelização do cliente.
Funil de vendas
Também conhecido como jornada do cliente, o funil de vendas diz respeito a todo o percurso que o seu cliente percorre até comprar o seu produto ou serviço, indo da descoberta da marca até o pós-venda.
Entender e observar o seu funil de vendas permite que você identifique oportunidades não aproveitadas e etapas da jornada que precisam ser alteradas ou aprimoradas.
SEO
Search Engine Optimization (SEO), ou Otimização para Mecanismos de Busca em português, são ações que aumentam as chances de o seu conteúdo aparecer nas primeiras posições das plataformas de pesquisa, melhorando seu tráfego orgânico.
Segundo uma pesquisa realizada pela Backlinko, os três primeiros resultados que aparecem nas plataformas de pesquisa recebem 54,4% dos cliques. Além disso, o primeiro link orgânico, ou seja, sem ser um anúncio, recebe cerca de 27,6% dos acessos.
No marketing digital, o SEO é utilizado junto com as estratégias de inbound marketing para aumentar o tráfego orgânico sem precisar de grandes investimentos.
Lead
Lead é o seu cliente em potencial, ou seja, quem demonstrou interesse no produto que você oferece. Você consegue os dados desses clientes em potencial quando eles baixam algum material do seu site, buscam um orçamento ou experimentam seu produto.
Em troca do acesso a esses conteúdos, a pessoa fornece as informações de contato e você pode alimentar o seu banco de dados e traçar estratégias para transformar esses leads em clientes.
CTA
Calls to Action (CTA) são botões ou chamadas que indicam qual ação o seu lead deve realizar ao acessar o seu site ou consumir o seu conteúdo nas redes sociais. Essa estratégia permite que você guie o seu cliente pelo funil de vendas até ele chegar na etapa final e concluir a compra.
Depois de conhecer os conceitos-chave do marketing digital, o que você acha de descobrir as vantagens de investir nessa estratégia? Continue a leitura e confira 4 benefícios que o marketing digital traz para a sua empresa.
4 Vantagens de Investir Nessa Estratégia
Você já pode perceber que o mundo do marketing digital não é tão complicado quanto parece e ele pode trazer diversos benefícios para sua empresa. Com o planejamento correto e com os seus objetivos traçados, você aproveita vantagens como:
Mensuração de dados
O marketing digital é feito na internet e uma das grandes vantagens de estar nos meios digitais é poder mensurar e analisar os dados das suas estratégias em tempo real. Essas informações permitem que você adapte, elimine ou dê continuidade às campanhas e conteúdos produzidos pela sua empresa.
Maior alcance
Apesar de você estar criando conteúdos direcionados para as suas personas, com o marketing digital é possível abranger diversos públicos e aumentar a possibilidade de as pessoas conhecerem o seu produto ou serviço.
Apoia estratégias de cross-channel
O marketing digital permite que você posicione o seu negócio em diferentes plataformas, seja nas redes sociais ou nos mecanismos de busca. Além disso, você pode utilizar CTAs para direcionar as pessoas de uma plataforma para outra, como, por exemplo, configurar anúncios para as redes sociais, convidando o usuário a assinar uma newsletter.
Relacionamento com o público
Diferente do marketing tradicional, que utiliza estratégias de comunicação unilaterais, no marketing digital, seu público pode interagir com o seu conteúdo, dando opiniões e indicando o seu serviço para amigos, familiares e seguidores.
Esse conteúdo interativo permite que uma conexão profunda se estabeleça entre a sua empresa e o seu cliente, além de aumentar a fidelização e reforçar o reconhecimento de marca.
Aplicar o marketing digital no seu negócio vai muito além de fazer publicações nas redes sociais. Para ver os resultados dessas estratégias, você precisa conhecer a fundo o seu cliente e o que ele busca, direcionando a sua comunicação para alcançar essas personas.
Pensar em um planejamento que leve em conta todas as possibilidades do marketing digital e os objetivos do seu negócio realmente é uma tarefa complexa, mas com a ajuda de uma agência especialista você vai poder aproveitar as vantagens sem ter dores de cabeça. Continue lendo e conheça a Cluster, a sua parceira no marketing digital.
Buscando uma Agência de Marketing Digital? Conheça a Cluster
Depois de ler esse artigo você conseguiu entender todos os conceitos que envolvem o marketing digital? Aqui na Cluster, nós sabemos que pode ser assustador começar a aplicar essas estratégias no seu negócio.
Por isso, o nosso time de especialistas está aqui para ajudar você a montar a estratégia ideal para alavancar a sua empresa. Clique aqui e comece a sua jornada no marketing digital hoje mesmo.


